Servidores da Diretoria Fazendária participam de semana de atividades e estudos

Um grupo de servidores da Diretoria Fazendária da Prefeitura de Guaíba participou de uma série de eventos de capacitação. Alexandro Júnior, Marco Antônio Gonçalves, Paula Barbosa, Reinaldo Breda, Rivana Soares e Rodrigo Barros dedicaram uma semana para estudos.

Na área de Tributação, os servidores participaram de Seminário sobre ICMS, GIAs e Valor Adicionado, organizado pela Prefeitura de Esteio, visando aprimoramento na área tributária com o enfoque nas estratégias para o aumento do IPM (Índice de Participação dos Município), índice esse que indica o retorno de ICMS que virá para o município, sendo que 25% do valores recebidos têm destino para a educação e 15% para a saúde.

Sobre Educação Fiscal, a equipe marcou presença no Debate sobre Tributação e Desigualdade no século XXI na Assembleia Legislativa do Estado, organizado pelo Instituto de Justiça Fiscal, em que foram abordadas a carga tributária no Brasil e as mudanças que devem ocorrer, visando instruir a população do quanto são necessárias as ações de Educação Fiscal para que tenhamos um sistema tributário mais justo.

Ainda sobre Educação Fiscal, a servidora Rivana Soares e a professora Evelize Peres (representando a Secretaria de Educação) participaram de uma atividade prática sobre o PIT (Programa de Integração Tributária), realizada pela FAMURS, com o intuito de traçar o plano de ação nessa área para 2018.

Rivana, responsável pelo Setor de ICMS/Produtor Rural do município, salienta que o primeiro passo no avanço da Educação Fiscal do município foi o evento de sensibilização, realizado em outubro deste ano, e, para dar continuidade, serão organizadas oficinas de projetos em Educação Fiscal para os professores da rede municipal; encaminhamento de projeto de lei para a Câmara de Vereadores; e um seminário regional, sendo aberto ao público, já que o evento inicial realizado teve como foco a equipe diretiva das escolas.

Os servidores também participaram de um evento realizado na Prefeitura e organizado pela Emater/RS-Ascar, representado pela coordenadora da entidade em Guaíba, Cora Silveira, juntamente com a secretarias de Agricultura do Estado e do município, que tratou sobre a legalização de agroindústria, incentivando os produtores para abrirem suas microempresas com os produtos beneficiados da produção primária, gerando assim outra fonte de renda para os mesmos e também diminuindo o êxodo rural.

Para a diretora Fazendária, Graziela Gross, o incentivo para essas ações é importante para que a equipe se atualize em benefício de melhorias no atendimento e esclarecimentos para a população guaibense.

Fotos: Divulgação