Serviço de Saúde Mental desenvolve projeto “Horta Comunitária” com pacientes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como parte do trabalho de acompanhamento psicológico oferecido pela Prefeitura, a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo o projeto Horta Comunitária. A atividade integra a Oficina Terapêutica e é destinada aos pacientes atendidos pelo Serviço de Saúde Mental da Infância e da Adolescência.

Através da Horta Comunitária é feito o desenvolvimento, acompanhamento e avaliação do comportamento dos jovens que participam do projeto. Além disso, a iniciativa oportuniza um espaço de ensino e aprendizagem para uma alimentação saudável, para uma relação com a natureza e para conhecimento sobre práticas sustentáveis.

O grupo da Horta, iniciado em 2016, se reúne nas sextas-feiras, para cuidar e colher o que já deu frutos. Os pacientes têm contato com a natureza, se envolvem em atividades em equipe, além de terem a experiência de comer um alimento plantado por eles.

O Serviço conta com 2 psicólogos, 1 enfermeira, 2 técnicas de enfermagem e 2 técnicos administrativos, que realizam os trabalhos de atenção psicossocial, acolhimento dos usuários e seus familiares e de integralidade e intersetorialidade.