Segurança: Guaíba assina termo de adesão ao SIM/RS

Uma forma mais eficaz de combater a criminalidade é a união de forças entre o Estado e os municípios para que cooperem entre si com a troca de informações, sistemas e estruturas tecnológicas. Por esse motivo, Guaíba aderiu ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS).

O termo foi assinado pelo secretário de Mobilidade Urbana e Segurança, Leonardo Gardel, na quarta-feira (13), no Palácio Piratini, na presença do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. Outras 173 prefeituras estiveram aptas à integração ao sistema.

O SIM/RS, lançado em abril deste ano, é coordenado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. A troca de informações entre os órgãos será feita com base em compartilhamento de bancos de dados e na abertura de canais interinstitucionais permanentes de comunicação. A iniciativa vai contribuir para o aprimoramento da capacidade de pronta resposta e com operações de médio e grande porte.

A parceria fortalecerá os setores de inteligência dos órgãos envolvidos, uma vez que estarão interligados ao Centro de Comando e Controle Integrado (CICC) e aos Centros Operacionais de Segurança Pública (CIOSPS) já existentes nos municípios, agregando as tecnologias para o acompanhamento em tempo real de ações, eventos e incidentes.