Secretário: Jefferson Santos
Endereço: Avenida Nestor de Moura Jardim 111, Centro – Guaíba/RS – CEP 92500-000
Telefones: (51) 3480-7000
E-mail: planejamento@guaiba.rs.gov.br
Dentre as atribuições da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano estão:
-
Orientar e dirigir a elaboração de planos e programas referentes ao desenvolvimento do Município;
-
Gerenciar a política de desenvolvimento urbano, o Plano Direto;
-
Elaborar, coordenar e acompanhar a implantação do Plano de Desenvolvimento Estratégico do Município;
-
Elaborar o Plano Plurianual – PPA;
-
Elaborar a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO;
-
Elaborar a Proposta Orçamentária Anual;
-
Elaborar quadro de indicadores de desempenho e relatórios periódicos de avaliação;
-
Desenvolver estudos e projetos para atualização permanente do Cadastro Imobiliário Fiscal e Estrutura Fundiária (loteamentos e Condomínios);
-
Elaborar e coordenar o processo de planejamento da administração do uso do solo urbano público nos aspectos físicos, econômicos e institucionais;
-
Manter contatos com entidades estaduais, federais e internacionais, com vistas à implementação de programas de interesse do Município;
-
Elaborar propostas de modernização administrativa e operacional buscando a eficiência e eficácia, possibilitando a integração destas políticas do Governo Municipal;
-
Aprovar projetos de loteamentos, fracionamentos, amembramentos;
-
Expedir Certidões e Declarações Municipais-DM’s;
-
Realizar o orçamento da Prefeitura Municipal – elaboração e gerenciamento;
-
Emitir Diretrizes Urbanas;
-
Gerir o Plano Diretor do Município;
-
Realizar a manutenção e atualização do Setor de Cadastro Imobiliário.