Saiba qual a situação do serviço do SAMU em Guaíba

As dúvidas sobre a continuidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Guaíba tornaram-se recorrentes entre a população. De fato, deverá haver mudanças no convênio, o qual está sendo reavaliado visando aprimorar o atendimento ao município.

O serviço é um convênio tripartite, uma vez que Guaíba, Estado e União dividem o custo do serviço. No entanto, houve atrasos no repasse estadual e o município precisou cobrir também essa parte. Além disso, a ambulância de UTI avançada atende a região, não apenas Guaíba. Qualquer ocorrência em algum município vizinho desguarnece temporariamente o município.

Nas próximas semanas, acontece reunião com os demais municípios da Costa Doce, da Região Carbonífera e com a 2ª Coordenadoria de Saúde do RS para definir o modelo de divisão dos custos de manutenção do SAMU. Não acontecendo o acordo, uma possibilidade é a municipalização do serviço. Ou seja, a Prefeitura seguiria bancando o seu custo e também a parcela do Estado, porém atendendo apenas Guaíba.