Retomada de exames de mamografia é uma das boas notícias para o Dia Internacional da Mulher

Após um ano e dois meses, as mulheres de Guaíba voltam a contar com exames de mamografia. A retomada do serviço acontece nesta quarta-feira (8) durante as atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher.

A caminhada em homenagem às mulheres parte às 15h da Prefeitura. A chegada acontece na Praça da Bandeira, onde uma série de serviços de saúde serão oferecidos, entre os quais a marcação de consultas para mamografia, mediante requisição médica.

O exame de mamografia deve ser feito por mulheres acima de 45 anos. As com idade inferior a 45 anos, mas que tenham casos de câncer na família, também devem realizar o exame, que pode detectar precocemente o câncer de mama.

A caminhada

O evento é uma iniciativa dos gabinetes da primeira-dama, Márcia Sperotto, e da vice-prefeita, Cleusa Silveira, e visa conscientizar sobre a valorização da mulher, bem como destacar a importância do empoderamento feminino na sociedade.

Após a caminhada também haverá medição de pressão, de rastreamento de glicemia e de exames preventivos de câncer de colo uterino.

Além disso, vão acontecer atrações culturais, atendimentos de assistência social e atividades funcionais. Para o encerramento, acontece a palestra motivacional com o lema do evento: “Você sabe o valor que tem?”, com a coach Luciana Maris.

A programação conta com a participação da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura e Secretaria de Comunicação e Ação Comunitária e Diretoria de Esportes, em parceria com o SESC e o PROJARI.