Representantes de dez municípios participam de evento sobre Educação Fiscal, em Guaíba

A Prefeitura, através da Diretoria Fazendária da Secretaria de Administração, Finanças e Recursos Humanos, realizou um evento de sensibilização sobre Educação Fiscal. Representantes de dez municípios acompanharam as palestras cujos objetivos eram esclarecer a importância dos tributos, apresentar o cenário de Guaíba no ICM (Índice de Participação dos Municípios), sugerir ações para implantação da Educação Fiscal e mostrar questões relacionadas à Nota Fiscal Gaúcha.

Rivana Soares, responsável pelo Setor de ICMS/Produtor Rural da Prefeitura e também disseminadora de Educação Fiscal, foi a organizadora do evento:

“É a primeira vez que temos algo direcionado à educação fiscal no município. A ideia, neste primeiro momento, foi de atingirmos um público específico, equipe diretiva das escolas municipais, vereadores, servidores ligados à área tributária e secretários municipais”, comentou.

Entre os palestrantes, além de Rivana representando a esfera municipal, o evento contou também com o auditor-fiscal da Receita Federal, Dão Real Pereira dos Santos, e o auditor-fiscal da Receita Estadual, Cláudio Graziano Fonseca.

“Além de servidora do município, sou professora de Matemática há 22 anos e via essa possibilidade de aliar educação e conceitos tributários em benefício da própria população. Com um maior índice de retorno, maior será a verba para a Educação, Saúde, etc”, completou Rivana.

Fotos: Gustavo Gossen