Qualidade do SUS é tema da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde

Em defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) de qualidade, aconteceu a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde (Comusa) e Secretaria de Saúde, foi realizado na quarta-feira (19) no auditório da Prefeitura.

Para debater sobre o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, participaram membros da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde: ngela Pitta, da Vigilância Ambiental; Rejane Oliveira, da Vigilância em Saúde do Trabalhador; Anelise Ourique, da Vigilância Epidemiológica; e Ione Monteiro, da Vigilância Sanitária.

Em seguida, os grupos discutiram os quatro eixos: o lugar da Vigilância em Saúde no SUS; responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde; saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologia na Vigilância em Saúde; Vigilância em Saúde Participativa e Democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde.

Após a plenária final, foram definidos os delegados para a etapa regional da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. Do governo: Elizandra Silva de Oliveira dos Santos, Marlene Lenke Kologeski, Marlene Carneiro, Ianna Pedrazza e Fábio da Costa (suplente). Da comunidade: Lázaro Ferreira, Roberto Nauto de Oliveira, Jorge Luís Ferreira de Almeida e Marcos Sidney.

Foto: Gustavo Gossen