Projeto criado pela Saúde de Guaíba é selecionado para ser apresentado em congresso estadual

O projeto Dia da Saúde – Um Dia de Todos foi escolhido para ser apresentado durante o Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. O exemplo de sucesso, desenvolvido pela Prefeitura de Guaíba, está incluído na categoria “promoção em saúde” da Mostra Estadual de Experiências Exitosas no SUS nos Municípios do Rio Grande do Sul 2017. Promovido pelo COSEMS/RS, o evento acontece entre os dias 8 e 10 de agosto no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Congresso COSEMS/RS

É um dos mais importantes fóruns de discussão sobre gestão municipal de saúde. Reúne, anualmente, secretários e gestores que integram uma rede formada por 497 municípios do Estado, além de representantes das gestões estadual e federal de saúde como coordenadores regionais, diretores de departamentos e fundações e apoiadores institucionais. Em 2017, o tema será A Qualidade da Governança do SUS.

Dia da Saúde – Um Dia de Todos

O projeto visa oferecer à comunidade local atendimentos diversos por equipe multiprofissional como: realização de teste rápido de HIV/Sífilis, exame citopatológico, confecção do Cartão Nacional do SUS, verificação da pressão arterial e orientações diversas baseadas na prevenção e promoção em saúde, tais como: prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, tabagismo, tuberculose, obesidade, hipertensão e diabetes. O Dia da Saúde – Um Dia de Todos é uma ação mensal e cada edição é realizada em uma diferente Unidade de Saúde.

Foto: Juliana Villeroy