Prefeitura visita FADERS para tratar de assuntos sobre Acessibilidade

A Prefeitura de Guaíba está em tratativa com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS (Faders) para viabilizar um evento sobre Acessibilidade e Inclusão. Representando Guaíba, a vice-prefeita, Cleusa Silveira, a vereadora Cláudia Jardim e o secretário de Comunicação e Ação Comunitária, Pedro Tavares se colocaram a disposição do diretor presidente Roque Noli Bakof em reunião realizada na última quarta-feira, 8, na sede da Faders.

Na oportunidade, conversaram sobre a atual situação de Guaíba quanto a acessibilidade, inclusão e direitos da pessoa com deficiência. Para Roque Noli é importante que se faça um mapeamento dos prédios públicos para entender como é feito o trabalho de inclusão. “A minha intenção é passar para os guaibenses que precisamos preparar o mundo para que todo cidadão, no mínimo, viva em situação de igualdade”, ressaltou o presidente.

A vereadora Cláudia Jardim destacou o caso da também vereadora Fernanda Garcia, que sofreu acidente ao utilizar equipamento para subir as escadas. “Não é um fato isolado de uma vereadora cadeirante, mas também da nossa população no geral que não tem os direitos garantidos por causa da falta de acessibilidade”, completou a vereadora.

A FADERS tem como objetivo de trabalho promover e articular com os demais setores e em conjunto com a sociedade a implantação de políticas públicas que garantam a cidadania das pessoas com deficiência, das pessoas com altas habilidades e dos idosos com mobilidade reduzida.

Preocupada com os direitos das pessoas com deficiência, a vice-prefeita, Cleusa Silveira, ressaltou a vontade da nova administração de promover eventos de conscientização sobre o assunto. “Guaíba é parceira quando se trata de um tema tão importante para a população como este. Estamos extremamente preocupados com essa questão, nunca antes se foi discutido ou efetivamente feito algo nesse sentido”, finalizou Cleusa.

A administração 2017/2020 está trabalhando para que os assuntos de Acessibilidade e Inclusão sejam rotinas na cidade. Além disso, a equipe já está em tratativas a respeito para melhorias nos acessos aos prédios públicos, assim como a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.