Prefeitura leva jovens para aula de educação ambiental nos ecopontos da Cidade.

Os alunos da 6.ª série da Escola Municipal Santa Rita de Cássia, do Bairro Santa Rita, tiveram uma aula diferente na tarde da última quinta-feira. Eles foram para um Ecoponto.

Durante o passeio, conheceram os locais onde estão instalados os Ecopontos, fazendo a parada final na unidade do Jardim dos Lagos. O engenheiro ambiental e sanitarista, Márcio Santanna, e o técnico da Emater, Vitório, falaram sobre sustentabilidade, coleta seletiva e descarte adequado de resíduos sólidos. A atividade faz parte das ações de educação ambiental da campanha Guaíba Mais Limpa. Os alunos aproveitaram também para fazer uma parada na área revitalizada na Orla do Guaíba.

Durante a visita, as crianças também puderam acompanhar o descarte feito pela população e por carroceiros, que foram levar entulhos da construção civil. Curiosos, os pequenos alunos também fizeram muitas perguntas e puderam entender a importância dos ecopontos.
Para finalizar a visita, o técnico da Emater ensinou os alunos a construir uma composteira doméstica, e mostrou os benefícios da compostagem dos resíduos orgânicos domésticos, que são as sobras de alimentos e restos de capinas e podas.

A visita guiada de estudantes aos Ecopontos é uma atividade voltada para o desenvolvimento da conscientização ambiental, visando provocar uma reflexão sobre a quantidade de resíduos gerados, os impactos dos lixos descartados inadequadamente na cidade e o papel de cada um de nós na manutenção da limpeza urbana. Na Escola Santa Rita de Cassia, do Bairro Santa Rita, a matéria já vem sendo tratada com destaque pela professora Simone Spadoni, que trabalha na conscientização ambiental dos alunos das séries iniciais e EJA.

Onde ficam os Ecopontos de Guaíba?
Ecoponto Colina, Avenida Castelo Branco, n. 2760 – esquina com Avenida Lourival Luis da Cunha;
Ecoponto Santa Rita, Estrada do Conde esquina com a Rua Vitória;
Ecoponto Cohab, Rua 30, junto à Coordenadoria de Obras;
Ecoponto Zona Sul, Avenida Adão Foques, esquina com a Rua 4 do Loteamento Neiva
Ecoponto Columbia City, Avenida Urias Lugon, ao lado da Escola Municipal Arlindo Stringhini.
Ecoponto Jardim dos Lagos, Avenida Ponche Verde esquina com a Rua Caetano Braun.

Que materiais são recebidos nos Ecopontos?
Eletrônicos: televisão, monitores, celular, impressoras, mouses, teclados, etc.
Entulho: resíduos de construção civil, como tijolos, telhas, gessos etc – até 2m³
Madeiras: até 2m³
Óleo de cozinha: até 10 litros
Pneus: até 4 unidades
Podas de árvore e restos de capina: até 2m³
Recicláveis: plástico, papel, isopor, metais, vidros, etc.
Volumosos: móveis, sofás, colchão etc.
Que materiais os Ecopontos não recebem?
Lixo doméstico, animais mortos, resíduos hospitalares, resíduos perigosos/contaminados: pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos/tonner etc

Qual o horário de funcionamento dos Ecopontos?
Segunda-feira a sábado e feriados, das 8h às 12h e das 13h às 18h e no domingo das 8h às 12h.