Prefeitura instala Wi-Fi gratuito e qualifica sistema de telefonia em escola no morro Santana

A tecnologia e a comunicação na escola mais longínqua do Centro de Guaíba foram aperfeiçoadas. A partir de agora, os alunos e professores da EMEF São Paulo, localizada no Morro Santana, dispõem de Wi-Fi gratuito e mais qualidade no sistema de telefonia.

O coordenador do setor de Tecnologia da Informação, Maicon Kuhn, explicou que as alterações não só melhoram o sistema de comunicação como também geram economia ao município:

“Estamos levando Internet de qualidade para todas as escolas, e o melhor: reduzindo despesas. Antes disso, qualquer escola pagava pela ligação para outra escola e até para a própria Prefeitura. Agora esse custo é zero, independente da duração das chamadas, pois é feito por fibra ótica através da tecnologia VOIP, que permite qualidade de voz em HD”.

O prefeito José Sperotto destacou mais uma iniciativa descentralizada:

“Para a educação de Guaíba e para a nossa gestão, é um dia histórico. Inaugurar esse novo sistema de Internet e telefonia no local mais distante, aqui bem no interior do município, é novamente mostrar que trabalhamos para Guaíba como um todo. Os alunos passam a contar com tecnologia de ponta para criar, inovar, desenvolver seus potenciais e se tornarem pessoas ainda mais preparadas para o futuro”.

A secretária de Educação, Virgínia Guimarães Viegas, reafirmou o compromisso de que as escolas da rede municipal sejam referência para a comunidade:

“Estamos dando o melhor de nós para os alunos da nossa rede. A melhor parte do meu trabalho é quando estou nas escolas, ouvindo cada pessoa e buscando o melhor para todos. Fico muito feliz por estar aqui nesse dia tão especial”.

Em seguida, o vice-diretor João Batista Malessa tomou a palavra:

“Muitas coisas acontecem ou não acontecem por causa da comunicação. Além disso, é muito bom receber o prefeito e a secretária para conversarem conosco e conhecerem a nossa rotina”.

Com a novidade, também foi reativado o laboratório de informática da escola. Dessa forma, os alunos contam com todas as ferramentas para explorar a nova tecnologia instalada.

Participaram da visita os secretários de Governo, Rodrigo Pedroso; de Obras, Graciano Pereira; e de Comunicação e Ação Comunitária, Pedro Tavares; além de Lisa Baumhardt, também representante da TI da Prefeitura.

Fotos: Gustavo Gossen