Prefeitura inicia instalação de relógios de ponto nas secretarias municipais

A Prefeitura de Guaíba começou a instalar esta semana os relógios de ponto biométrico nas secretarias municipais. O novo sistema visa facilitar e melhorar a apuração de frequência e faltas dos servidores, além de gerar economia financeira.

Até o início deste mês, funcionavam na Saúde 22 pontos biométricos alugados, o que ocasionava um custo mensal de R$ 12.500,00 para os cofres públicos. Com a aquisição dos 52 relógios por meio de licitação, a Prefeitura vai economizar cerca de R$ 150.000,00 por ano. O valor total da compra ficou em R$ 61.828,00.

O coordenador de Recursos Humanos, Mauro Pagini, destaca que a medida é essencial em uma administração pública para conhecer a assiduidade e pontualidade dos trabalhadores. “Os funcionários devem cumprir jornada de trabalho conforme as atribuições de seus cargos. Assim, a ocorrência de faltas injustificadas, atrasos e saídas antecipadas devem implicar a perda proporcional da remuneração ou na compensação das horas não trabalhadas. É uma forma de prestação de contas com a sociedade também, uma vez que assim o controle de trabalho fica informatizado”, afirmou.

Mais de 20 pontos já foram instalados na Secretaria de Saúde para todos os servidores. Até o começo de fevereiro mais 8 relógios estarão em funcionamento na sede da Prefeitura.