Prefeitura garante repasse para área da saúde em Guaíba

Dívida do Governo do Estado com município soma mais de 1 milhão de reais.

A Prefeitura de Guaíba, através de pedido protocolado no Tribunal de Justiça do Estado, garantiu o direito de acesso à verba estadual devida ao município na área da Saúde. Desde 2014 o repasse não estava sendo feito, o que prejudicou os diversos serviços prestados à população nesse setor.

Com a decisão favorável ao município, atividades como as da SAMU, da Assistência Farmacêutica Básica, das unidades de Estratégia de Saúde da Família e do CAPS terão o investimento necessário para que sejam aplicados de forma adequada.

Os novos gestores da Secretaria da Saúde em Guaíba estavam em tratativas a respeito do atraso desde o mês de dezembro, para que já em janeiro os serviços essenciais pudessem ser normalizados. As parcelas devidas à Prefeitura, desde 2014, totalizam R.726.496,00, valor atualizado pela Secretaria Municipal da Fazenda.

O secretário municipal da Saúde, Itamar Costa, ressalta que o atraso no repasse prejudica não somente Guaíba , mas também a Região Metropolitana. “No momento em que a cidade não tem o suporte para atender essa demanda acaba indo para a Capital, o que acarreta na superlotação dos postos de Porto Alegre. Vamos trabalhar para que o Governo do Estado cumpra com sua obrigação e o município possa melhor atender a população”, completa o secretário.

A administração 2017-2020 está empenhada em qualificar a Saúde, investindo em aquisição de material, aprimoramento do atendimento e prestação eficiente dos demais serviços essenciais.