Prefeitura e PRF realizam encerramento do Festival Estudantil de Trânsito

O fechamento da edição 2017 do Festival Estudantil Temático de Trânsito – FETRAN aconteceu na sexta-feira (17) no ginásio do SESI. Na oportunidade, os alunos das EMEFs São Francisco de Assis e Inácio de Quadros apresentaram os trabalhos que produziram desde agosto.

O FETRAN é uma parceria da Prefeitura de Guaíba com a Polícia Rodoviária Federal, que escolheu o município para a série de atividades pedagógicas visando sensibilizar e conscientizar os alunos sobre a importância do respeito às leis de trânsito como forma de prevenir os acidentes.

“Cada vez mais, a mobilidade urbana é primordial para uma sociedade melhor. Para isso, a educação no trânsito se faz necessária. Parabenizo a todos pelo FETRAN, que fez os alunos produzirem sobre o tema ‘Transformando Atitudes para Salvar Vidas’, que é tão oportuno e é justamente nisso que nós acreditamos”, destacou o prefeito José Sperotto.

Em seguida, o inspetor Fábio Guilherme da Paz, chefe da 2ª Delegacia da PRF no Rio Grande do Sul, falou sobre a importância da transmissão do conhecimento:

“Quero incentivar a criançada a fazer a diferença na vida dos outros, após tudo que aprenderam no FETRAN. Em casa, por exemplo, lembrar o pai, o irmão e os tios sobre o quanto é importante o respeito às leis de trânsito”, comentou.

O secretário de Mobilidade Urbana e Segurança, Leonardo Gardel, reconheceu a necessidade de formar motoristas conscientes:

“Nossa ideia é educar, em vez de punir. Se cada uma das 100 crianças que estão aqui lembrar um adulto do quanto é preciso usar cinto de segurança, não beber antes de dirigir, etc, estaremos salvando pelo menos 100 vidas. O conselho de uma criança, muitas vezes, conscientiza mais os adultos. Esses jovens que estão aqui serão os nossos futuros motoristas”, ressaltou.

A secretária de Educação, Virgínia Guimarães Viegas, agradeceu as equipes das escolas envolvidas:

“Parabenizo os meus colegas professores e funcionários das escolas, que tanto se empenharam, e os alunos, que capricharam nos trabalhos e mostraram que entenderam a mensagem da importância de conhecer e respeitar as regras do trânsito”.

FETRAN

Criado em 2004, o festival é um projeto nacional de educação para o trânsito da PRF, que utiliza atividades pedagógicas e inclui a temática no cotidiano escolar. No FETRAN, estudantes e professores produzem trabalhos nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, mural, entre outros. Em 2017, o festival aconteceu em 98 cidades brasileiras.

Fotos: Gustavo Gossen