Prefeitura anuncia alterações para facilitar a vida dos usuários do transporte público

Uma das principais reivindicações da população guaibense será atendida. A partir do próximo sábado (8), haverá alterações no transporte público de Guaíba. As novidades foram anunciadas pelo prefeito José Sperotto.

Após uma série de negociações com a concessionária, ficou tratado que a integração entre os bairros se dará sem a necessidade de que o passageiro mude de ônibus durante a viagem.

“Desde o primeiro dia do governo, estamos buscando uma alternativa para atender a população nas suas necessidades sobre o transporte público. Foram mais de 10 reuniões, foi com muita dificuldade, pois tudo precisa respeitar o contrato e nos dar segurança jurídica”, destacou Sperotto.

As linhas que passam a operar são:

– Linha 301: Cohab Norte/Centro
– Linha 341: Cohab Norte/Centro/Colina via S. Paulo
– Linha 342: Cohab Sul/Centro/Colina via Santa Catarina
– Linha 501: Pedras Brancas/Centro
– Linha 561: Pedras Brancas/Centro/Primavera
– Linha 562: Pedras Brancas/Centro/Primavera/Malessa/Passo Fundo
– Linha 565: Jardim dos Lagos/Centro/Vila Iolanda via Adão Foques
– Linha 566: Jardim dos Lagos/Centro/Vila Iolanda via Portão da Alegria
– Linha 568: Jardim dos Lagos/Centro/Vila Iolanda via Premen
– Linha 651: Primavera/Centro/São Francisco
– Linha 654: Passo Fundo/Primavera/Centro/São Francisco
– Linha 655: Passo Fundo/Malessa/Primavera/Centro/São Francisco

A alteração será testada em caráter experimental por 120 dias. Durante o período, o funcionamento do serviço será avaliado.

“Ouviremos a população através de audiências públicas sobre a alternativa proposta. Também faremos pesquisa de opinião pública. Só após este período e a devida participação da comunidade é que poderemos realizar modificações definitivas para o melhor desempenho do serviço”, acrescentou o prefeito.

Também a partir da data, a tarifa do coletivo será reajustada a R$ 3,90, enquanto que o seletivo (amarelinho) ficará em R$ 4,45, de acordo com votação aprovada pelo Conselho Municipal de Mobilidade e Urbana.

Outra novidade é a adequação ao aplicativo Moovit, através do qual os passageiros podem acompanhar em tempo real os horários e a localização exata de cada ônibus.

“Por exemplo, você está em casa e olha no celular onde está o ônibus. Quando indicar que ele está a um ou dois minutos, a pessoa vai até a parada. Ou seja, isso é uma tecnologia de primeiro mundo e que garante mais conforto e segurança para os guaibenses”, completou Sperotto.

Nas figuras abaixos, os usuários podem checar os novos horários.