Prefeito apoia, e exército quer assumir o quanto antes a duplicação da BR-116. Obra pode solucionar alagamentos no bairro Nova Guaíba

Os prefeitos do município da região Costa Doce saíram empolgados da reunião com o Comando Militar do Sul. O General de exército, Geraldo Antônio Miotto, reforçou a intenção do exército de assumir a obra, mas disse que só fará isso se tiver a garantia de recursos e, por isso, precisa de apoio dos prefeitos e da frente parlamentar, que busca, junto ao governo federal, dinheiro para a obra.

O prefeito de Guaíba, José Sperotto, reforça que a obra é importante para o desenvolvimento e a segurança no trânsito de toda a região, mas destacou que a duplicação pode também acabar com um histórico de inundações no bairro Nova Guaíba: “A gente faz a limpeza e a desobstrução do sistema regularmente, mas, a tubulação, colocada há muitos anos pelo DNIT, é insuficiente para dar vazão ao volume de água no Arroio Passo Fundo, e isso causa transtornos pra toda a comunidade do bairro. Na reunião eu disse para o comandante de engenharia do exército, Coronel Rogério Siqueira, que é preciso fazer uma tubulação maior e mais apropriada. O Exército, assumindo a obra, se prontificou a solucionar esse problema”.

O exército diz que precisa de R$ 50 milhões neste ano e mais R$ 60 milhões em 2019 para um trecho de 50 quilômetros da BR-116, entre Guaíba e Tapes, que correspondem aos trechos 1 e 2. Cerca de 65% do trabalho foi feito. A obra está parada há quase dois anos, quando a construtora Constran não conseguiu mais tocar a duplicação e entrou em recuperação judicial. Já entre Guaíba e Pelotas são 211 quilômetros divididos em 9 lotes. Cálculos atualizados apontam que toda a duplicação vai custar mais de R$ 1,3 bilhão.

Estiveram presentes na reunião desta segunda-feira, no Quartel-General do Exército, no centro de Porto Alegre:

Comandante Militar do Sul – General de Exército Geraldo Antônio Miotto

Comandante da 3ª Região Militar – General de Divisão Márcio Velloso