Posto de saúde da São Jorge é elevado a Estratégia Saúde da Família

A Estratégia Saúde da Família na São Jorge foi inaugurada na última quinta-feira (10). O posto foi elevado à nova categoria, o que significa mais qualidade de atendimento para os moradores a partir de uma estrutura mais ampla.

“Não vamos parar aqui. Nossa meta é, muito em breve, chegar a pelo menos dez ESFs em Guaíba. É um trabalho longo, mas que sabemos da importância para aproximar a comunidade, descentralizar os serviços de saúde e, juntamente com o sistema de informatização que estamos implantando, acabar com as filas de marcação de consultas”, destacou o secretário de Saúde, Itamar Costa.

A partir de agora, o município dispõe de quatro ESFs, sendo que já conta com o serviço também na Primavera, Nova Guaíba e São Francisco (inaugurado há duas semanas).

Estratégia Saúde da Família

A ESF conta com uma equipe multiprofissional, composta por médicos (clínicos gerais, ginecologistas, pediatras, entre outros), enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, os quais devem assistir 100% da população cadastrada no bairro, sendo o máximo de 750 pessoas por agente. Em um segundo momento, a estratégia também disponibilizará atendimentos com profissionais de saúde bucal.

Fotos: Gustavo Gossen