Planejamento: encontro apresenta nova definição de aprovação de processos

A Prefeitura de Guaíba, através da Secretaria de Planejamento Urbano, realizou um encontro para apresentar o que muda para a aprovação de projetos. Membros da Sociedade de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Guaíba (SEAG) e do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RS) participaram do evento, realizado no auditório da sede do executivo.

No discurso de abertura, o prefeito José Sperotto destacou o anseio de fazer Guaíba voltar a crescer de forma rápida e com qualidade de vida. Além disso, como arquiteto e urbanista, mostrou estar atento ao planejamento a longo prazo do município.

“Em dez anos, o número de habitantes vai saltar de 100 para 200 mil habitantes. Nós precisamos estar prontos e possibilitar esse desenvolvimento. Não foi por acaso que chamei outro arquiteto para o cargo da secretaria de Planejamento, o Jefferson Santos, pois precisamos ter essa visão não só do todo como também de futuro”, ressaltou Sperotto.

O prefeito também explicou uma mudança que visa facilitar e atrair novos investimentos em Guaíba.

“Queremos facilitar a questão do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). Quem quiser construir pode apresentar o projeto arquitetônico, obedecendo as regras e padrões adequados, e já encaminhar o protocolo. Atualmente, o indivíduo precisa concluir a obra e depois ter de aguardar outros seis meses até ter o alvará liberado”, argumentou.

Entre outros assuntos abordados, estão a aprovação de projetos unifamiliares simplificados; ART/RRT dos responsáveis técnicos; aprovação de condomínios; nova tabela de áreas; informações mínimas exigidas para aprovação de projetos; estudo de impacto de vizinhanças; reformulação do Plano Diretor; finalização da reformulação do código de obras; profissionalização dos serviços prestados pela secretaria.