Nota sobre eleições nas escolas municipais

As eleições nas escolas da rede municipal acontecem nesta terça-feira (21). O pleito segue dentro da normalidade em 22 unidades, onde há chapa única. No entanto, tornou-se necessária a interrupção do processo nas EMEFs Inácio de Quadros, Darcy Berbigier e Zilá Paiva, em decorrência do não cumprimento de postura democrática, tais como: inúmeras denúncias de propaganda extemporânea; publicações extremamente ofensivas entre candidatos em redes sociais; interferência no andamento das aulas; formação de um ambiente de tumulto entre professores, funcionários e alunos; entre outros fatores. Por precaução e lisura, a EMEF Santa Catarina, seguindo o critério de que também contava com duas chapas, da mesma forma, teve a interrupção de sua eleição. Sendo assim, a administração dessas quatro EMEFs, a partir de 1°/1/18, ficará sob competência da Secretaria Municipal de Educação até que seja retomado o processo eleitoral, ao longo do ano. A Prefeitura de Guaíba entende que as eleições necessitam de garantia da democracia e todos devem primar pela ética, respeito, dignidade e qualidade do processo pedagógico, priorizando a responsabilidade com os alunos e o compromisso de dar-lhes bons exemplos.