Museu Carlos Nobre e Casa Gomes Jardim recebem atrações especiais até domingo (21)

A 15ª Semana de Museus teve início nesta segunda-feira (15) em todo o Brasil. Em Guaíba, diversas atrações estão marcadas no Museu Municipal Carlos Nobre e na Casa Gomes Jardim até o fim de semana.

Confira a programação.

No Museu Carlos Nobre, localizado na avenida Sete de Setembro, 760, no Centro, acontece:

15 a 21 de maio – das 9h às 12h e das 13h às 17h
Exposição – Memória e Histórias de uma Casa
Exposição – O Bairro Ermo: entre o visível e o invisível
Visitação – Visita mediada às exposições do Museu Carlos Nobre.

17 de maio – das 9h às 11h e das 14h às 16h
Apresentações artísticas – A construção da identidade do bairro Ermo através do olhar das escolas Itororó, Darcy Berbigier e Augusto Meyer.

17 de maio – 19h
Palestra – Outras lentes sob o carnaval guaibense: análise sobre a formação do bairro Ermo e a constituição da escola de samba Império Serrano. Palestrante: Ricardo Figueiró Cruz, mestrando em Processos e Manifestações Culturais, pela Feevale; especialização em História Regional, Étnica e das Relações Internacionais, pela Uniasselvi; graduação em Licenciatura em História, pela PUCRS; e bacharelado em Administração, pela Uniasselvi. Professor de História da rede privada de Eldorado do Sul; e professor-tutor da Uniasselvi/IERGS, dos cursos de História, Gestão Pública e Administração.

17 de maio – 20h
Apresentações artísticas – Identidade e Cultura: roda de capoeira e roda de samba.

18 a 23 de maio – das 9h às 12h e das 13h às 17h
Exposição – A história das noivas através do tempo

Já na casa Gomes Jardim, na rua Quatorze de Outubro, 370, no Centro, haverá:

19 de maio – das 19h às 20h
Palestra – Palestra da historiadora Míriam Ericksson Leão sobre o tema da Semana Nacional de Museus (“Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”). Após a palestra, a Casa ficará aberta para visita guiada.

20 de maio – das 19h às 20h:
Sarau – Evento focado na identidade gaúcha, com declamação e música. Começará com uma breve palestra sobre a importância da Casa de Gomes Jardim para cultura gaúcha, com tema “História e Memória”. Após o Sarau, a Casa ficará aberta para visita guiada.

Semana de Museus

Museus e instituições culturais de todo o país estão mobilizados para a 15ª Semana de Museus. Com o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, a temporada movimenta mais de 450 cidades. A realização é do Instituto Brasileiro de Museus, do Ministério da Cultura.