Moradores da Cohab e Santa Rita ganham ecopontos

Mais um localidade de Guaíba acaba de ser beneficiada com ecopontos. Nesta segunda-feira (5), foram inaugurados mais dois espaços para a população da Cohab e Santa Rita realizar o descarte regular de materiais inservíveis, como entulhos, podas de árvores, eletrônicos, sofás, óleo de cozinha, etc.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Selito Carboni, ressaltou que a população está compreendendo os benefícios dos ecopontos:

“No começo, muita gente não acreditava e chamava de lixão, porque não conhecia esse sistema. Desde que inauguramos o ecoponto da Colina, em dezembro, os moradores de lá já notaram a diferença na limpeza das ruas. Até quem era contra passou a reconhecer. As pessoas passaram a querer um ecoponto no seu bairro”, comentou.

Além disso, o secretário ressaltou os municípios que já enviaram representantes para conhecer o sistema implantado em Guaíba, tais como Camaquã, São Gabriel, Cachoeirinha, entre outros.

Ainda na solenidade, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Ferreira, reafirmou a parceria do Legislativo com a iniciativa:

“Sou morador aqui desse bairro, vejo materiais jogados nas esquinas e a gente sempre se pergunta: quem é o culpado? O poder público ou o povo? O poder público está fazendo a parte dele, então agora é uma questão de todos os moradores. Nós todos queremos um lugar melhor para morar e darmos um futuro melhor para as crianças”, disse.

O prefeito José Sperotto relembrou que os ecopontos são compromissos por uma cidade limpa:

“Agradeço a todos que colaboraram, inclusive aos vereadores, que estão sendo nossos parceiros para que possamos resolver uma das questões mais problemáticas em qualquer centro urbano: o lixo. No entanto, é possível fazer com que isso deixe de ser um problema e seja um grande gerador de empregos e de energia. São ações não apenas para a nossa geração como também para as gerações futuras”, destacou o prefeito.

Um dos ecopontos está na Estrada do Conde, esquina com a rua Vitória, enquanto que o outro está instalado na Rua 30, junto à Coordenadoria de Obras. O endereço do ecoponto da Colina é avenida Castelo Branco, 2760. Há também a unidade da Zona Sul, que fica na avenida Adão Foques, esquina com a rua 4, no Loteamento Neiva.

Como funcionam os ecopontos?

Tudo aquilo que não será mais aproveitado, como óleo de cozinha usado, fragmentos de tijolos e de azulejos, cimento, pedaços de madeira, podas de árvores, eletrônicos e móveis velhos (sofás, camas, armários) podem ser levados para esses locais. Assim, os moradores colaboram com o trabalho da Prefeitura, ajudando a conservar as vias públicas e mantendo-as sempre limpas e bem cuidados.

O limite de descarte é de 2 metros cúbicos por pessoa, o que equivale ao volume de metade de uma caçamba. Não pode ser descartado nos ecopontos: lixo domiciliar, lixo industrial e animais mortos.

Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone (51) 3480.7075, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, ou pelo email meioambiente@guaiba.rs.gov.br.

Fotos: Juliana Villeroy