Mais de 10 mil pessoas assistem ao espetáculo ‘Do Cipreste ao Piratini’

Os festejos farroupilhas tiveram início em Guaíba após as duas apresentações do espetáculo ‘Do Cipreste ao Piratini’ neste fim de semana. Ao todo, mais de 10 mil pessoas estiveram no Largo José Claudio Machado para conferir o musical, escrito e dirigido por Rinaldo Souto.

Com cerca de 1h30 de duração, o espetáculo mostrou ao público desde os planejamentos de Gomes Jardim, Bento Gonçalves e Onofre Pires, que idealizaram e deliberaram, à sombra do Cipreste, a tomada de Porto Alegre. Na data histórica de 19 de setembro de 1835, os Farrapos partiram da Estância de Pedras Brancas, de propriedade de Gomes Jardim, para a Capital, dando início à guerra civil mais longa da história do Brasil.

Todos os fatos e acontecimentos do início da Revolução Farroupilha foram abordados com danças típicas, encenação das lutas e das conversas entre os líderes farroupilhas. No sábado, o hino do Rio Grande do Sul foi entoado por Luís Arthur Seidel.

O musical contou com elenco de mais de 100 pessoas, entre atores e figurantes, e patrocínio da Corsan – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Fotos: Guilherme Paixão