Guaíba serve de referência para Receita Municipal de Porto Alegre

A Diretoria Fazendária da Prefeitura de Guaíba recebeu a visita dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre, Rafael Serpa e Felipe Garcia. Eles vieram conhecer o setor de ICMS/Produtor Rural para realizar benchmarking. O termo é bem utilizado no ramo administrativo privado, mas o conceito também pode ser ampliado para o serviço público, pois deriva da palavra benchmark, que significa “referência”. Assim, fazer um benchmarking significa buscar as melhores referências e práticas realizadas. O objetivo é encontrar oportunidades e melhorias para projetos.

“Guaíba obteve a maior porcentagem de aumento (15,82%) no IPM (Índice de Participação dos Municípios), o que chamou a atenção dos auditores que vieram conhecer o trabalho realizado. Em 2019, o município passará da 18º posição para a 15º dentre os 497 municípios do Estado. Isso se deve ao bom desempenho das empresas do município e também ao trabalho desenvolvido pela equipe do setor sempre em busca de correções nos lançamentos das colunas fiscais de empresas da categoria geral, entrega de notificações solicitando autorregulalização para as empresas da categoria do Simples Nacional tendo como objetivo minimizar os índices de sonegação, além de desenvolver projetos em Educação Fiscal, mostrando à população a importância dos tributos, como são arrecadados e para onde devem ser destinados”, afirma Rivana Soares, responsável pelo setor.

O retorno de ICMS corresponde a aproximadamente 30% da arrecadação do município, por isso sempre há a necessidade de uma atenção especial para essa fonte de receita. Visando isso, Porto Alegre passará a utilizar o mesmo software já utilizado por Guaíba desde o ano anterior.

“Muito nos orgulha saber que servimos, para Porto Alegre, como um parâmetro de bom exemplo de trabalho”, completa Rivana.