Alunos de Guaíba participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Terminou no último sábado a 2ª e última etapa da 14º edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O evento aconteceu no Instituto Estadual Dr. Carlos Augusto de Moura e Cunha, em Guaíba. As 14 escolas municipais (6º ao 9º anos) participaram da prova.

Para os alunos, é um momento de integração e, principalmente, de ampliar os conhecimentos. O aluno do 8º ano da Escola Santa Rita de Cássia, Adriano Lawrenz, festeja a participação na prova: “Muito legal fazer a prova, dá uma chance de conhecer algo novo, de entender mais de matemática. É difícil, mas é interessante fazer parte”.

Se os alunos gostam de participar, a gente pode imaginar a felicidade dos professores em ver os alunos inseridos num evento importante: “Me senti muito feliz em ver os alunos de minha escola chegando para participar nas olimpíadas de matemática, pois isso significava que eles tinham entendido a importância de descobrir novos desafios e sair da zona de conforto deles. Fiquei motivado quando alguns alunos me procuraram, após as olimpíadas, para dizer que gostaram da experiência e, que, realmente, a prova não era impossível de se realizar, pois eram questões para serem pensadas”, destaca Daniel Martins, professor na EMEF Zilá Paiva Rodrigues Jardim.

O anúncio dos vencedores acontece em 21 de novembro.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é feita pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada com dinheiro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação.