Guaíba participa de livro sobre combate ao HIV

A Secretaria de Saúde de Guaíba pôde contar um pouco das experiências exitosas no combate ao HIV no livro “Compartilhando Êxitos”, da Cooperação Interfederativa do RS. O lançamento da obra ocorreu na manhã dessa terça-feira, 7, no Memorial do Rio Grande do Sul.

“Compartilhando Êxitos” traz as experiências dos 15 municípios prioritários em HIV no estado, dentre eles Guaíba. Além disso, destaca as ações de cada cidade no combate à epidemia.

Na oportunidade, o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, parabenizou os municípios participantes pelas iniciativas para auxiliar o combate à doença. “Estamos longe do objetivo ainda, mas estamos a caminho. Continuaremos trabalhando para que haja menos casos de HIV e mais pessoas recebendo o tratamento correto”, finalizou o secretário.

A Prefeitura de Guaíba, através da Secretaria de Saúde, tem realizado ações significativas no que diz respeito a HIV/AIDS. Nesse sentido, destaca-se o projeto “Dia da Saúde – Dia de todos”, que promove a integração entre as equipes da rede de atenção básica e do serviço de atendimento especializado numa atividade mensal junto à comunidade guaibense.

No Rio Grande do Sul a taxa de incidência de AIDS vem apresentando redução progressiva, caindo de 43,1 para 34,7 novos casos por 100 mil habitantes.