Equipamentos que seriam utilizados no hospital da Barra do Ribeiro podem vir para a Saúde de Guaíba

O prefeito José Sperotto, acompanhado pelo secretário de Saúde, Itamar Costa, recebeu em seu gabinete a visita de uma comitiva da Prefeitura de Barra do Ribeiro, na manhã desta quarta-feira, 17. O objetivo do encontro era tratar sobre as propostas de melhorias para a área da saúde nos dois municípios.

Na oportunidade, a equipe da Barra do Ribeiro trouxe um projeto que prevê a parceria entre as duas prefeituras para a inauguração do Hospital de Guaíba.

Com pouco mais de 12 mil habitantes, o município de Barra do Ribeiro não apresenta condições financeiras para arcar com os custos da manutenção de um hospital. Sendo assim, a iniciativa visa doar, através de contrato de comodato, equipamentos hospitalares, como aparelhos para bloco cirúrgico, Raio-X, entre outros, para Guaíba. Segundo o prefeito da Barra do Ribeiro, Jair Machado, há interesse na parceria para que esses equipamentos, até então sem uso, sejam aproveitados pelos cidadãos de toda região que utilizarem os serviços de saúde de Guaíba. Também está previsto a adequação do prédio onde seria o hospital de Barra do Ribeiro, fazendo com que funcione como anexo ao hospital de Guaíba. Para isso, o município se colocou à disposição na busca por apoio estadual e federal.

O prefeito Sperotto destacou a necessidade de encaminhar a proposta para o secretário estadual da saúde, João Gabbardo, a fim de uma solução definitiva para esta questão. “A luta pela abertura do Hospital de Guaíba foi um compromisso que assumi. Sei que contamos com o governo do Estado e com os municípios vizinhos como nossos parceiros. Vamos seguir batalhando para que sejam concretizadas mais melhorias na área da saúde”.

Também participaram da reunião o secretário da saúde de Barra do Ribeiro, Paulo de Caldas, o ex-prefeito da Barra do Ribeiro e atual vereador, Cirineu Iplinski, e o também vereador Eduardo Bischoff.

Fotos: Juliana Villeroy