Em iniciativa inédita, Prefeitura reúne especialistas para desenvolver modelo de gestão

A Prefeitura de Guaíba teve atitude pioneira visando a qualificação da administração 2017-2020. Num único encontro, nesta sexta-feira (20), estiveram reunidas as grandes lideranças do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Agenda 2020 e SEBRAE/RS. O objetivo foi o de ouvir especialistas e debater a elaboração de um plano de gestão altamente eficaz para Guaíba. Com o prefeito José Sperotto, toda a equipe de secretários e diretores municipais esteve presente.

O encontro teve início com a palavra do coordenador executivo do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), Luiz Pierry. O especialista apresentou conceitos para uma gestão pública eficaz, bem como sua estruturação, os ganhos e benefícios e as características do Programa de Melhoria da Gestão voltada à administração pública.

O presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Cláudio Leite Gastal, apresentou números não apenas de Guaíba como de outros municípios para ilustrar métodos de governança e gestão. Um dos pontos de maior destaque está relacionado à qualidade do gastos públicos, no alerta de que investir mais não necessariamente significa obter os melhores resultados.

A Agenda 2020, representada pelo diretor executivo Ronald Krummenauer, apresentou cenários econômicos municipais e regionais, através de exemplos que possam servir para os novos desafios de Guaíba.

Em seguida, o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, argumentou sobre como a entidade pode também colaborar com o crescimento. Sendo Guaíba um município cuja maioria dos negócios são de pequeno e médio porte, desenvolver a atitude empreendedora nos empresários locais, através do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, seria a estratégia.

“A previsão é de que Guaíba atinja a marca de 200 mil habitantes dentro de dez anos, então precisamos pensar o município para os próximos 50 anos. Entender a prefeitura como uma empresa pública que pode ter um modelo de gestão como se fosse privada, respeitando as peculiaridades, é algo muito importante”, avaliou o prefeito.

Sobre o atual momento, Sperotto reconheceu: “Sabemos que todos os municípios estão em dificuldades e ser transparente com a população é o primeiro compromisso para que possamos cumprir as promessas de campanha”, destacou.

O local escolhido para o encontro foi o auditório da CMPC – Celulose Riograndense, em Guaíba, contando, inclusive com as presenças do diretor-presidente, Walter Lídio Nunes, e do diretor de Relações Institucionais, Francisco Bueno.