Combate ao HIV em Guaíba é destaque em livro lançado pelo Estado

O trabalho executado pelo serviço de Assistência Especializada em IST/HIV/AIDS – SAE , juntamente com a Atenção Básica, foi reconhecido pelo governo estadual. O livro Compartilhando Êxitos, da Cooperação Interfederativa HIV/AIDS do Rio Grande do Sul, conta a experiência realizada em Guaíba. Nesta semana, o prefeito José Sperotto e o secretário de Saúde, Itamar Costa, receberam exemplares da obra.

O texto é de autoria da médica do SAE, Elaine Guaraldi, e da coordenadora do serviço de Assistência Especializado, Janete Guterres. As profissionais descrevem a iniciativa do “Dia da Saúde – Um Dia de Todos”, que integra as equipes da rede de atenção básica com aquelas do serviço de atendimento especializa em atividade mensal junto à comunidade.

Conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde, de 2015, o SAE de Guaíba tem um total de 890 pessoas vivendo com HIV/AIDS registradas. No mesmo ano, a cidade assinou, assim como os demais 15 municípios prioritários, a Declaração de Paris, comprometendo-se a alcançar a meta 90-90-90 (90% de indivíduos diagnosticados, 90% em tratamento e 90% com supressão viral) até 2020 e acabar com a epidemia até 2030.

Dia da Saúde – Um Dia de Todos

O projeto visa oferecer à comunidade local atendimentos diversos por equipe multiprofissional como: realização de teste rápido de HIV/Sífilis, exame citopatológico, confecção do Cartão Nacional do SUS, verificação da pressão arterial e orientações diversas baseadas na prevenção e promoção em saúde, tais como: prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, tabagismo, tuberculose, obesidade, hipertensão e diabetes. O Dia da Saúde – Um Dia de Todos é uma ação mensal e cada edição é realizada em uma diferente Unidade de Saúde. Para o mês de maio, a ação está programada na Unidade de Saúde Pedras Brancas.

Foto: Gustavo Gossen