Com parcerias privadas, Carnaval de Guaíba prevê público recorde

A cultura popular e as comunidades que dependem do Carnaval não ficarão sem o desfiles em 2017. A Prefeitura de Guaíba foi atrás de aporte da iniciativa privada e garantiu que o evento não ficasse de fora do calendário do município.

“O Carnaval contribuiu com o nosso desenvolvimento e movimenta bastante a economia local. Por isso, diante de um momento de muita crise, fomos atrás desses recursos importantes”, ressaltou o prefeito José Sperotto.

Diante da possibilidade de receber público recorde, sobretudo devido ao cancelamento e remanejos de datas em outras cidades, as escolas de samba preparam-se para fazer bonito no próximo dia 11 de março.

As estimativas são otimistas quanto à geração de renda, envolvendo comércio, hotéis e material para a produção dos desfiles. A secretária de Turismo, Desporto e Cultura, Cláudia Mara Rosa, destacou também a geração de empregos que o Carnaval possibilita:

“Apoiar o carnaval não é apoiar uma festa de um dia. Estamos valorizando o empenho de comunidades que trabalham o ano todo para terem o desfile como consequência. Semana passada, um senhor me abordou para saber sobre o Carnaval, pois, no ano passado, havia salvo as contas do mês apenas com a confecção de 200 sapatilhas para uma escola de samba. É algo muito mais complexo do que muitas pessoas pensam”, comentou.

O Carnaval de Guaíba é o quinto maior do Rio Grande do Sul. Mais uma vez, Império Serrano, Colina e Academia de Samba Cohab Santa Rita defenderão suas bandeiras e levarão suas tradições à passarela Liberato Garcia.

Rainha do Carnaval de Guaíba 2017 será conhecida neste sábado (11)

Seis jovens disputam o título de Rainha do Carnaval de Guaíba em 2017. A escolha acontece no Baile Municipal, neste sábado (11), a partir das 22h, no Ginásio Rui Coelho Gonçalves, o Coelhão. No tradicional evento, além da rainha, serão escolhidas as duas princesas e haverá o momento da entrada da chave da cidade ao Rei Momo, Daniano Engers, que juntos formarão a Corte.

Além de amor pelo Carnaval, as candidatas devem apresentar beleza, elegância, desenvoltura e samba no pé. Dyoice Miranda de Souza (17 anos), Lidiane da silva (26 anos), Natiele Gislaine dos Santos (22 anos), Nayany Aparício Soares (18 anos), Pandiara Silva dos Santos (20 anos) e Roselaine Nunes da Silva (27 anos) vão desfilar em trajes de gala, banho e, é claro, com fantasias carnavalescas. Além das apresentações individuais, haverá uma apresentação conjunta homenageando o tema do Baile deste ano: “Um passeio por antigos Carnavais de Guaíba”, em que serão revisitadas músicas e imagens dos primeiros blocos e cordões carnavalescos do município.

O concurso é realizado pela Prefeitura Municipal de Guaíba, através da Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura em parceria com a AECGUA.