Cavalarianos guaibenses partem em busca da Chama Crioula

Centenas de cavaleiros estão percorrendo campos e estradas do Estado para conduzir a Chama Crioula, símbolo das comemorações da Semana Farroupilha. O ritual, que marca o início dos festejos farroupilhas, nesta edição, acontece em Iraí, município da 28º Região Tradicionalista. Em Guaíba, a cerimônia de partida dos cavalarianos em busca da Chama aconteceu nesta quarta-feira (8) em frente à Prefeitura.

A abertura do evento foi feita pela secretária de Turismo, Desporto e Cultura, Cláudia Mara, que agradeceu o esforço do grupo de cavalarianos na representação da cidade nos eventos tradicionalistas. Em seguida, a vice-prefeita Cleusa Silveira desejou uma boa viagem aos cavaleiros, que retornam no dia 29 de agosto.

Por fim, o prefeito José Sperotto destacou a importância do movimento tradicionalista na cidade que é Berço da Revolução Farroupilha. “Vocês representam hoje não somente os CTG’s, mas toda a população guaibense que preserva e cultiva sua história. Que possamos continuar realizando essa cerimônia por muitos anos e que tenhamos uma bela festa na Semana Farroupilha deste ano”, completou o prefeito.

O acendimento da chama crioula é hoje um dos mais importantes eventos do calendário tradicionalista gaúcho e repete-se, anualmente, desde 1947. Na época, um grupo de jovens, conhecido como Grupo dos 8, retirou uma centelha da pira da pátria e conduziu do Parque Farroupilha até o Colégio Júlio de Castilhos, iniciando um movimento de resgate e preservação dos costumes gaúchos, que também impactou na criação do Movimento Tradicionalista Gaúcho.