Campanha de vacinação contra febre aftosa tem início na região

A campanha de vacinação contra a febre aftosa teve início no Rio Grande do Sul. O ato ocorreu na segunda-feira (1º) na fazenda de propriedade de Selito Carboni, que é também secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Guaíba.

Estiveram presentes o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; o prefeito de Guaíba, José Sperotto; além de secretários municipais, produtores e representantes de sindicatos rurais.

A expectativa é que sejam imunizadas 13,8 milhões de cabeças de gado, em cerca de 330 mil propriedades rurais no Estado.

A febre aftosa

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, sendo uma das mais contagiosas que atingem os bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos. Causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas) principalmente na boca e nos cascos, dificultando a movimentação e alimentação dos animais, o que acarreta elevada e rápida perda de peso e queda na produção de leite, tendo como consequência grandes prejuízos na exploração pecuária. Os animais contraem o vírus por contato direto com outros animais infectados ou por alimentos e objetos contaminados. Pessoas que lidaram com animais doentes também podem transmitir o vírus por meio de suas mãos, roupas e calçados.