Caminhada marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Um grupo de pessoas participou da Caminhada da Luta Antimanicomial, que aconteceu nesta quinta-feira (24). O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Saúde Mental, e contou com a presença de usuários, familiares, trabalhadores da Rede de Saúde Mental, além de parceiros.

Da Prefeitura, a caminhada seguiu até a praça Dr. Gastão Leão, no Centro, onde aconteceram outras ações e a conclusão de uma série de atividades realizadas sobre a luta antimanicomial e reforma psiquiátrica.

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.

Centro de Atendimento Psicossocial

Os CAPS acolhem pacientes com transtornos mentais, estimulam a integração social e familiar, assim como visam apoiá-los na busca da autonomia. A característica principal é integrá-los a um ambiente social e cultural.

Fotos: Gustavo Gossen