Ambulatório do SAE recebe o nome de Enfermeira Angela Ferreira de Rosso

O ambulatório que presta o Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS e hepatites virais, da Secretaria Municipal de Saúde, passou a se chamar Ambulatório Enfermeira Angela Ferreira de Rosso. O descerramento da placa aconteceu na sexta-feira (1º) pela filha Cecília de Rosso Lara e o secretário de Saúde, Itamar Costa.

Angela, que partiu em 2015, foi referência no município pela humanização no atendimento, sendo uma pessoa de conduta e profissionalismo exemplares. Será sempre lembrada pelo trabalho sério e luta incessante contra o estigma e preconceito atribuído às pessoas portadoras do vírus da AIDS.

Mais sobre ela

Angela era natural de Caçapava do Sul/RS. Casou-se em 1981 e um ano após veio residir em Guaíba, onde teve a filha Cecília. Em 1993, ingressou na UFRGS graduando-se no curso de Enfermagem e especializando-se em Saúde Pública e Administração Hospitalar. Trabalhou como Enfermeira Chefe no Hospital São Lucas da PUCRS no período de 1998/2002. Ingressou no município de Guaíba em 2002, através de concurso público, no cargo de enfermeira, exercendo, inicialmente, suas atividades no Pronto Atendimento e após, assumiu a Coordenação da Unidade Básica de Saúde Santa Rita/Cohab. Em 2003, foi convidada para assumir a Coordenação do SAE e desde então trabalhou incansavelmente e de forma idealizadora na luta contra a AIDS. Em 2012, foi acometida de um câncer de mama, contra o qual lutou com todas as forças e a estimulou a participar em campanhas municipais na prevenção dessa doença. Infelizmente, após três anos de tratamento, faleceu em 11 de novembro de 2015.

Fotos: Gustavo Gossen