Alunos de Guaíba participam de Olimpíada Brasileira de Matemática

A 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) aconteceu nesta terça-feira (5) nas escolas municipais de ensino fundamental (anos finais de sexto a nono ano e também EJA) de Guaíba. Mais de três mil alunos encararam o desafio e participaram da primeira fase da maior competição estudantil do país.

A OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática, identificar jovens talentosos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Na EMEF Santa Rita de Cássia, premiada em 2017, os alunos do nono ano estavam ansiosos para a prova:

“Eles participaram pela quarta vez e aqui nós já tivemos vários alunos classificados, alguns até com honra ao mérito. Esperamos um bom desempenho novamente. Oferecemos ônibus, lanche e todo o apoio para aqueles que avançarem para a segunda fase ”, comentou a professora Paloma Moraes Soares.

O sucesso da escola na Olimpíada é também explicado pela série de atividades promovida para os alunos:

“Nós realizamos também um trabalho a parte. Às quartas-feiras, trabalhamos questões da Olimpíada e também usamos o xadrez para desenvolver o raciocínio lógico, resolução de problemas e melhorar o cálculo mental”, explicou a professora Michele Moscardini Lopes.

Os estudantes que obtiverem as melhores notas serão classificados para a segunda fase, cuja prova está marcada para 15 de setembro. O anúncio dos vencedores acontece em 21 de novembro.

OBMEP

Criada em 2005, é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Fotos: Gustavo Gossen