Alunos de Escola Municipal são premiados na Olímpiada Nacional de Matemática

Aconteceu no último sábado, dia 06/07/2019, no salão de atos da reitoria da UFRGS a cerimônia regional de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2018 – regionais RS01 e RS03. Os alunos Rene Arthur Rocha de Souza e Rafael Mikoski Rosa ambos da EMEF Anita Garibaldi foram agraciados com medalhas de bronze. Além do Professor da UFRGS, Alvino Alves Sant’ana, que é coordenador da regional RS01 e RS03, compuseram a mesa na solenidade de premiação professores do Instituto de Matemática da UFRGS, que trouxeram belas palavras de incentivo e motivação destacando a conquista, em nível nacional, dos alunos premiados. Falaram também da importância do trabalho realizado nas escolas pelos professores envolvidos com o projeto OBMEP e das famílias envolvidas no processo. Como medalhistas da OBMEP 2018, Rene e Rafael tiveram incentivo por meio de uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e participaram nesse ano do Projeto de Iniciação Científica Jr., que é um programa que propicia ao aluno premiado em cada edição da OBMEP entrar em contato com interessantes questões no ramo da matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico com aulas na UFRGS. No ano de 2019 eles já estão classificados para 2° fase em nível nacional da 15° OBMEP e estão em busca de uma nova medalha. A Professora Paola Pureza incentiva a participação dos alunos da EMEF Anita Garibaldi por meio da Gincana de Matemática onde a OBMEP é uma das diferentes atividades propostas no seu projeto em parceria com os demais professores da escola nas diferentes disciplinas. Além dos familiares dos alunos, foram prestigiar o evento a professora de matemática Paola Pureza e a diretora Marta Borges da Conceição da EMEF Anita Garibaldi, os assessores técnicos da SME Márcia Jardim e Rafael Graminho e a coordenadora Adjunta da SME Fátima Xavier.

Fotos: Arquivo pessoal