A Cidade

Berço da Revolução Farroupilha, Guaíba está a 30km da Capital, Porto Alegre. Fica à margem direita do lago Guaíba, e apresenta condições de logística favoráveis para empreendimentos que visam atender ao Mercosul com produtos e serviços de qualidade internacional. Em Guaíba encontram-se empresas de grande importância para a economia nacional.

A cidade foi palco de grandes momentos da história rio-grandense, como confrontos entre índios e colonizadores, além de ter sido ponto de partida para a tomada de Porto Alegre, no dia 20 de setembro de 1835.

O Rio Grande do Sul é uma grande mistura de povos e Guaíba não é diferente.

Em 1857, a Igreja Nossa Senhora do Livramento foi fundada por alvará imperial de Dom Pedro II, em terreno doado por dona Isabel Leonor. A elevação da Capela do Distrito das Pedras Brancas à condição de Freguesia marca o processo de transformação da antiga fazenda em vila.

O início do processo de urbanização se deu no ano de 1860, em que começaram as primeiras demarcações de lotes com os respectivos nomes de ruas. 1926 marcou a emancipação política do então Nono Distrito de Porto Alegre – Pedras Brancas. O município, criado em 14 de outubro de 1926, foi batizado de Guaíba, em homenagem ao Lago Guaíba. Segundo Teodoro Sampaio, a palavra Guaíba é de origem tupi (gua-ybe) e significa “baía de todas as águas”.

O desejo de emancipação expressou o sentimento de autossuficiência econômica e política. Guaíba foi criada pelo Decreto 3.697, de 14 de outubro de 1926, do então presidente do Estado Borges de Medeiros.

TURISMO

Guaíba é conhecida pela sua beleza natural e dispõe de uma orla, localizada no centro da cidade, com um trecho de Mata Atlântica, coisa que poucos ambientes urbanos tem. Por isso, nossa cidade é o lugar ideal para quem busca um local tranquilo e próximo a capital do Estado, em que se possa aproveitar a natureza. Guaíba também é bastante reconhecida como espaço histórico, o Berço da Revolução Farroupilha dispõe de prédios e espaços históricos para visitação.
Casa de Gomes Jardim – Construída em fins do século XVIII, era sede da Estância de Gomes Jardim no período da Revolução Farroupilha.

Cipreste Farroupilha – Árvore símbolo da cidade. Na sua sombra líderes da Revolução Farroupilha planejaram a tomada de Porto Alegre em 1835.

Erma de Gomes Jardim- Encontram-se os restos mortais do líder Farroupilha.

Igreja N. Sra do Livramento – Padroeira do município, possui mais de 100 de anos de história.

Vitrine Cultural: A Vitrine Cultural é um espaço desenvolvido através de uma parceria da Prefeitura Municipal de Guaíba e da Fundação Toyota do Brasil que tem por objetivo conservar, divulgar e promover os atrativos culturais e históricos do município e da região. (Funcionamento:Terça a Domingo – 10h30min às 17h30min)

Catamarã: A cidade de Guaíba situa-se a 20 minutos de Porto Alegre (RS) indo de Catamarã e é banhada pelas águas do lago de mesmo nome, ostentando uma belíssima e tranquila orla. Visitar Guaíba de catamarã, além de otimizar seu tempo, você pode aproveitar a bela vista do Guaíba, passando pelo Beira-Rio, Ilha Pedras Brancas, Gasômetro, entre outros. Visite o site da Catsul e confira os horários http://www.travessiapoaguaiba.com.br/

Escadaria: Outro ponto de visitação imperdível, onde o visitante tem vista da extensão do Lago Guaíba e da Ilha das Pedras Brancas.

Museu Carlos Nobre: Construção de 1908 – ao longo do tempo foi residência, hotel, biblioteca, prefeitura e hoje é Museu Municipal Carlos Nobre onde encontramos objetos, fotografias, documentos pessoais do comunicador e humorista conhecido internacionalmente. (Terça a Sexta – 8h30min às 12h – 13h30min às 17h30min/ Sábado, Domingo e Feriado – 13h30min às 17h30min)

Matadouro São Geraldo: Construção de 1927, foi um dos mais importantes do Rio Grande do Sul.

Matadouro Municipal: Construção de 1860 – O Charque produzido aqui, abastecia o nordeste do Brasil.

Orla: Orla do Lago Guaíba, lugar ideal para caminhar pelo Pier e pelo calçadão, além de poder contar com bares e restaurantes a disposição para melhor atendê-lo.

Jardineira: Chegando de Catamarã você encontra a Linha Turismo – é ônibus especial modelo Jardineira, o passeio turístico conta com guia local. O ponto de partida e chegada é na Hidroviária de Guaíba. (Funcionamento: terça a domingo e feriados – 10h30minàs 17h30min)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Praia da Alegria: A praia da Alegria é um ótimo lugar para quem gosta de lugares tranquilos e familiares, dispõe de bares próximo a orla.

 

 

Fotos: Anderson Paz, Hiran Mariano, Lucas Pedruzzi e Arquivo da Prefeitura