PORTAL DA PREFEITURA DE
GUAÍBA
Prefeitura de Guaíba abre 2 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação

Os cursos gratuitos estão distribuídos em 102 turmas com qualificações diversas, desde a área de metalmecânica, administrativa, informática até inglês básico. A formação profissional tem o objetivo de preparar os trabalhadores para os milhares de empregos ofertados em Guaíba, em função dos novos empreendimentos instalados no município, principalmente a Celulose Riograndense, que deve empregar aproximadamente 6 mil trabalhadores até 2015. A fábrica da CMPC está com a obra de ampliação em andamento e, para qualificar a mão de obra local, a fim de atender a demanda desse mercado , prefeitura e empresa prepararam uma estratégia, com os governos estadual e federal.

Desde 2011 a secretaria de Assistência Social oferece os cursos de educação profissional e tecnológica, através do Pronatec e já formou aproximadamente 600 alunos em várias áreas como construção civil, metalmecânica e cursos básicos.

Na segunda-feira (16.12), 100 alunos compareceram na aula inaugural de cinco novos cursos, sendo quatro turmas de Metalmecânica, com especialização em caldeireiros, soldadores e montadores de painéis, e uma turma para construção civil e elétrica predial de baixa tensão.

As aulas são ministradas pelo Senac/Senai com aulas teóricas na Escola Estadual de Educação Profissional Solon Tavares de Guaíba e aulas práticas num prédio do município do cedido ao Daer.

As inscrições para o primeiro semestre de 2014 já estão abertas e podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social, Rua Serafim Silva, n° 50, em frente à Praça Gastão Leão, Centro de Guaíba.

Para participar do Programa, os candidatos devem ter idade mínima de 15 anos, a escolaridade depende de cada curso, alguns com exigência somente até 4ª série e a prioridade é para quem está no Cadastro Único do governo federal.

Para saber mais informações sobre cursos e inscrições, os interessados podem enviar e-mail para: pronatecguaiba@gmail.com assistenciasocial@guaiba.gov.br ou ligar para o telefone: (51)3491- 6042