Prefeitura Municipal de Guaíba

Endereço: Avenida Nestor de Moura Jardim nº111, Centro - Guaíba/RS - CEP 90500-000
Telefones: (51) 3480 1255 / 3480 1256

 


Fale com a Prefeitura
atendimento@guaiba.rs.gov.br
Fone: 3480.1255 ou 3480.1256

Fale com a Assessoria de
Imprensa
comunicacao@guaiba.rs.gov.br

Prefeitura e Celulose Riograndense reforçam parceria na qualificação e oferta de vagas para o mercado de trabalho

Cerca de 16 mil empregos diretos e indiretos poderão ser gerados com o projeto de expansão da Celulose Riograndense, em Guaíba, em um investimento que deverá chegar a US$ 3 bilhões. Já na implantação do parque fabril, prevista para inciar em janeiro de 2013, oito mil trabalhadores deverão ser empregados, com uma média salarial acima de R$ 1.000,00. A meta da empresa é começar a operar em 2015.

Os dados foram apresentados pelo diretor-presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes, ao prefeito Henrique Tavares e à secretária de Assistência Social, Luciana Kubiaki, durante reunião-almoço na sede da empresa, realizada na terça-feira, 09 de outubro, e que contou também com representantes da imprensa local. A importância de que estas vagas de emprego sejam ocupadas pelo próprios trabalhadores de Guaíba foi o principal assunto tratado no encontro. Para tanto, prefeitura e a empresa estão reforçando a parceria visando à qualificação profissional e a inserção imediata ao mercado de trabalho.

“A meta é ter mão de obra essencialmente local na implantação e na operação da fábrica”, disse o diretor-presidente. Ele ressaltou que um empreendimento desse porte (grande) vai gerar muitos impactos no município e que a empresa estará tomando todas as medidas para que estes sejam os mais positivos possíveis. Conforme Nunes, mesmo que a ocupação dessa mão de obra ocorra apenas por um período, os trabalhadores estarão qualificados e preparados para novas oportunidades que poderão surgir.

O prefeito disse que, juntamente com outros empreendimentos que estão chegando a Guaíba, a expansão da fábrica será de fundamental importância para o desenvolvimento da cidade, oportunizando a oferta de milhares de empregos para os guaibenses, que não precisarão mais se deslocar para a capital e região metropolitana em busca de trabalho, combatendo assim o desemprego e alavancando o comércio e a economia local. Tavares elogiou também a preocupação da empresa com a questão social. “Apoiamos desde o início o projeto e vamos continuar trabalhando nessa parceria para profissionalizar a nossa gente daqui e para que estas pessoas ocupem esses milhares de empregos que vão surgir”, disse o prefeito.

A formação ocorrerá em diversas áreas, mas prioritariamente, será para a construção civil. Nesse sentido, Luciana destacou que a Secretaria de Assistência Social está com as pré-inscrições abertas, até o dia 22 de outubro, para os cursos de pedreiro de alvenaria, carpinteiro de obras, pedreiro de revestimento em argamassa, encanador e instalador predial e pintor de obras. Os cursos são oriundos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e totalmente gratuitos. Os participantes recebem vale-transporte e vale-refeição. Para se inscrever é necessário ter idade mínima de 18 anos completos, ter cursado (ou cursando) até a 5ª série do ensino fundamental, ter renda familiar até três salários mínimos e estar cadastrado no CADÚNICO e/ou bolsa família. As informações e pré-inscrições devem ser feitas na secretaria (Rua Serafim Silva, nº50 – Centro), de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Reforço na divulgação

A preocupação de que não haja uma grande procura pelas vagas também foi um dos assuntos debatidos no encontro. Dessa forma, foi solicitado o apoio da imprensa local na divulgação dos cursos. A secretária Luciana disse também que será feito um trabalho mais específico em cada bairro, utilizando até carro de som se for necessário. “É fundamental que os cidadãos de Guaíba entendam a importância desses cursos que poderão ser a porta de entrada para o mercado de trabalho”.

Em agosto, foi criado um grupo de trabalho integrado por representantes da Prefeitura Municipal, Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista), Acigua (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guaíba), Sine (Serviço Nacional de Emprego), Senai ( Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Delegacia Regional do Trabalho e a Celulose Riograndense visando unir esforços e trabalhar para que estes objetivos sejam alcançados. “ O GT se reúne todas as sextas-feiras para construir estratégias na questão da inscrição, forma de realização, local e horários dos cursos, entre outras demandas pertinentes ao assunto”, finalizou Luciana.

Fotos: Sandra Domit

Fotos para download
Brasão
© PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÍBA
CNPJ: 88.811.922/0001-20
Av. Nestor de Moura Jardim 111 - Bairro Centro
CEP: 92500 000 - Tel 0xx 51 3480 1255 ou 3480 1256